PROGRAMAS ADOTADOS

1 - Programa de incentivo à Qualidade de Leite (PIQL)

A fim de incentivar o produtor a produzir um leite de melhor qualidade, esse Programa tem como propósito bonificar os fornecedores conforme a qualidade do leite fornecido.

Dúvidas sobre o Programa:

a) O Programa penalizará o produtor que não atenda os parâmetros mínimos de qualidade?

Não. O Programa não tem como intuito a penalização, mas sim o incentivo. É importante ressaltar que o preço do leite continuará sendo o mesmo preço que já vem sendo pago, ou seja, não haverá desconto, mas sim bonificação por qualidade.

b) Qual o preço final do leite pago ao produtor?

O preço de leite a ser recebido pelo produtor será o preço base de mercado que já vem sendo pago mais os incentivos, conforme a qualidade do leite fornecido.

c) Como será computada a qualidade do leite para o pagamento?

Para fim de pagamento será realizada uma média das análises de leite dos últimos 2 (dois) meses para CCS (contagem de células somáticas) e CBT (Contagem bacteriana total).

No caso de tanques de associações para fim de pagamento individualizado para cada produtor será realizada uma média dos últimos 2 (meses) entre a qualidade de leite do produtor e a qualidade do leite do tanque.

d) Como o Laticínios ajudará o produtor a produzir um leite de melhor qualidade?

Periodicamente o Laticínios lançará um informativo técnico aos produtores com orientações de como produzir um leite de boa qualidade. Além disso, frequentemente os produtores receberão visitas técnicas da equipe do setor de captação de leite do Laticínios.

e) Quais os parâmetros a serem utilizados no Programa de Incentivo à Qualidade de leite?

O Programa levará em consideração os valores de CCS (contagem de células somáticas) , UFC/CBT (Contagem bacteriana total) e teor de sólidos presente no leite. Abaixo segue a tabela com os parâmetros e seus respectivos valores de incentivo.

Tabela1: Valores de incentivo conforme parâmetros de qualidade.

CBT (mil/ml)

Incentivos em Centavos

CCS (mil/ml)

Incentivos em Centavos

> 600

0,00

> 600

0,00

501 - 600

0,20

451 - 600

0,20

401 - 500

0,50

351 - 450

0,40

301 - 400

0,80

251 -350

0,7

201 - 300

1,10

< 250

1,00

101 -200

1,40

51 -100

1,70

< 50

2,00

2 – Prêmio Funarbe de qualidade (PFQ)

Através do Prêmio Funarbe de qualidade o laticínios premiará ao final do ano todos os produtores que mantiverem um padrão de fornecimento de leite de boa qualidade.

Regras gerais para o recebimento da premiação:

1 -Todos os fornecedores do laticínios podem concorrer ao prêmio.

2 – A premiação será dada a todos os produtores que tiverem fornecido o leite durante todo o ano de 2013.

3 – A premiação só será dada aos produtores com fornecimento de leite isento de ações fraudulentas como presença de água, presença alcalinizantes (bicarbonato), etc. Caso a ação fraudulenta seja detectada em tanque de associações, não haverá pagamento da premiação referente apenas ao mês da ocorrência. Neste caso será realizado o rastreamento para identificação do leite com a fraude e tomado as medidas cabíveis.

4 – Caso seja detectado a presença de antibiótico no leite, o produtor não receberá o valor adicional proporcional ao mês em que foi constatada a ocorrência.

5 - O pagamento será realizado no mês de dezembro de 2013, sobre o montante de leite entregue do dia 01 de janeiro a 30 de novembro do ano corrente.

6 – Serão bonificados apenas os produtores que atenderem os parâmetros máximos de contagem bacteriana total prevista na Instrução Normativa 62, ou seja, valores menores que de 600 mil UFC/ml.

Exemplo de premiação

Um produtor com média diária de 200 litros/dia, leite isento de irregularidades e contagem bacteriana total inferior a 600 mil UFC/ml receberá: 200 litros/dia x 333 dias x R$ 0,01/litro = R$ 666,00

3 – Programa Safra certa (PSC)

Um dos grandes problemas enfrentados pelos produtores é a aquisição de insumos no momento certo e a preços acessíveis para garantir a safra de alimentos. O programa “Safra certa” tem como objetivo garantir a safra do produtor através do adiantamento correspondente a até 60% do pagamento do leite fornecido no mês. O adiantamento será realizado no mês de agosto, para desconto em nota nos meses de setembro e outubro. Caso seja solicitado o adiantamento, o produtor receberá seu pagamento normalmente no mês de agosto e abatimento do valor adiantado nos meses de setembro e outubro.

Regras para participar do programa:

a ) Fornecimento de leite durante todo o ano de 2013.

b) Avaliação técnica para averiguação do investimento.

c) Contrato jurídico para liberação do financiamento.

d) O financiamento deverá ser solicitado no mês junho.

4 – Programa Compra fácil (PCF)

O Programa Compra fácil tem como objetivo a realização de parcerias com empresas do ramo agropecuário para aquisição de insumos a preços mais acessíveis aos produtores. A princípio o programa tem como foco a aquisição de materiais de ordenha, para posteriormente ampliar a linha de insumos.