Fique de olho

Doce de leite na dieta e 3 receitas para você experimentar

doce-de-leite-vicosa

Quando a gente pensa em seguir uma dieta saudável, automaticamente já pensamos em frutas, legumes, vegetais e na exclusão de todos os tipos de doce da alimentação, não é mesmo? Felizmente, não é bem assim! 

É possível seguir uma dieta equilibrada e saudável comendo Doce de Leite Viçosa. Quer saber como? Continue a leitura deste artigo!

Doce na dieta pode ser saudável

Seguir uma dieta rigorosa, por longos períodos, não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Por isso, é indicado que ela conte com itens que você goste, afinal, além dos resultados, a qualidade de vida deve ser o seu foco.

O doce de leite pode ser muito benéfico dentro da sua dieta, independente do seu objetivo. Isso porque ele é um alimento rico em carboidratos de rápida absorção e pode ser utilizado mesmo em dietas de emagrecimento, desde que você tenha um acompanhamento profissional e o nutricionista inclua o doce no cálculo do cardápio.

De acordo com o nutricionista Gabriel Ventura, ao inserir doces na dieta deve-se optar por aqueles que sofrem o mínimo de processamento possível, para que os ganhos sejam mais expressivos. O Doce de Leite Viçosa tradicional possui apenas três ingredientes (leite, açúcar e bicarbonato), sendo assim, ele oferece uma qualidade superior, quando comparado a outros tipos de doces como chocolates e biscoitos.

A inclusão do doce na dieta, no entanto, deve ser repensada em casos de restrições alimentares, como para pessoas diabéticas e intolerantes à lactose. Diante disso, é necessário encontrar os substitutos apropriados.

 

Como incluir o doce de leite na sua dieta

O doce de leite pode ser incluído na sua dieta, seguindo as recomendações do seu nutricionista. Mas já te adiantamos que ele pode ser utilizado tanto se o seu objetivo for o emagrecimento, quanto a hipertrofia muscular. 

Nas dietas de emagrecimento, o doce de leite pode ser incluído como uma fonte de energia rápida no seu pré-treino. Afinal, ele é rico em açúcar e possui pouca gordura, o que promove um rápido esvaziamento gástrico, de forma que não atrapalha seu rendimento na atividade física.

Já para as dietas de hipertrofia, ou seja, aquelas focadas em ganho de massa muscular, o doce de leite pode ser incluído no pós-treino. Ele é uma grande fonte de carboidrato, o que aumenta o aporte de energia dessas refeições, além de torná-las mais nutritivas e saborosas.

 

3 ideias para incluir o doce de leite na sua dieta

Doce de leite com frutas

O doce de leite pode ser combinado com a sua favorita ou uma salada de frutas. Incluir banana, morango, uva e kiwi, por exemplo, aumenta o volume da refeição sem aumentar muito a quantidade de calorias. Uma colher de sopa do doce é suficiente neste caso.

Tapioca de doce de leite

Experimente montar a sua tradicional tapioca com uma colher de sopa de doce de leite e queijo minas light. Uma receita simples e incrivelmente saborosa!

Pão com doce de leite

O doce de leite pode ser disposto sobre uma fatia de pão de forma integral. Complete com uma banana picada e um pouco de canela. Se quiser potencializar os sabores, leve por alguns minutos na Air-fryer.

Gostou de saber sobre as formas saudáveis de comer doce de leite? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de outras dicas incríveis como essas!

Fique de olho

Veja mais