Fique de olho

ESG: ações de sustentabilidade e políticas sociais dos Produtos Viçosa

A produção de leite e derivados é uma atividade econômica que pode gerar impactos ambientais e sociais se não for conduzida com responsabilidade social. Por isso, as organizações responsáveis estão cada vez mais focadas no conceito de sustentabilidade propagado pelo ESG.

A sigla vem do inglês e tem relação com ações Ambientais, Sociais e de Governança. É uma maneira de cuidar do planeta, pensar na sociedade e na economia, a partir de um gerenciamento ético.

Tais ações têm se refletido em diversos segmentos do mercado. No que diz respeito ao setor alimentício, o ESG é evidenciado no apelo dos consumidores por alimentos sustentáveis, com baixa emissão de carbono, no bem-estar animal, assim como no impacto das empresas para seus colaboradores e sociedade.

Continue a leitura e veja como aplicamos as práticas ESG aqui nos Produtos Viçosa.

Políticas de sustentabilidade

Os Produtos Viçosa são amparados pelas Políticas de Sustentabilidade da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe). Nosso compromisso é contribuir para a conscientização acerca do uso racional de recursos naturais, com respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável do país.

O mundo está em constante mudança e a cada dia enfrenta mais desafios. Acreditamos que através da responsabilidade socioambiental podemos estabelecer diretrizes para alcançar o equilíbrio dos três pilares: econômico, social e ambiental. Confira nossas ações em cada um deles.

Ambiental

No pilar ambiental o objetivo é encontrar soluções para os problemas de poluição e a conservação dos recursos naturais na prática de reciclagem e outros métodos. Por isso, desenvolvemos algumas ações práticas:

  • Conscientização sobre sustentabilidade: A Funarbe promove ações constantes de conscientização interna por meio de cartazes, campanhas de endomarketing, em datas sazonais (como a Semana do Meio Ambiente) e também ao público externo, dando amplitude para todos os stakeholders.
  • Reuso de água na E.T.E: A água utilizada na Estação de Tratamento de Esgoto é tratada por meio natural de filtragem, na qual são reaproveitadas com finalidade de regar plantas e jardim da empresa e a vegetação no entorno.
  • Gestão de resíduos industriais: A Divisão de Gerenciamento de Resíduos realiza coletas seletivas de recicláveis e orgânicos. Todos eles são destinados aos devidos locais.

Social

As práticas sociais envolvem o bom relacionamento com colaboradores e a comunidade, respeitando e apoiando os Direitos Humanos e a diversidade. Asseguramos a não discriminação e garantimos relações saudáveis de trabalho. Confira algumas ações de responsabilidade social:

  • Campanhas de doação de alimentos e agasalhos: Realizadas anualmente, as 
  • Campanhas de vacinação: A Funarbe concede a todos seus colaboradores as vacinas decorrentes das campanhas anuais de gripe, financiadas pela própria campanhas visam a arrecadação de materiais destinados às entidades da sociedade civil e promovem a integração com o poder público municipal.
  • instituição. Além de promover internamente, a Fundação busca estabelecer parcerias com instituições de ensino da região para criar campanhas e conscientização a toda população regional, através de ações pontuais em prol da saúde.
  • Auxílio à educação: É um incentivo da Fundação a todos colaboradores. O programa é realizado anualmente por meio de editais, no qual os colaboradores podem obter apoio financeiro para realizar uma graduação, pós-graduação ou ensino técnico. 

Governança

No setor econômico, nossos objetivos são definir e aplicar boas práticas de Governança Corporativa, com melhorias contínuas e sustentáveis em nossos processos, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade local. Confira alguns direcionamentos institucionais:

  • Insumos e soluções sustentáveis: Buscamos ampliar o desenvolvimento de soluções sustentáveis em toda a linha de produtos e serviços, que promovam benefícios sociais e ambientais aos clientes e consumidores. Além disso, também incentivamos o uso de novos materiais na produção, com matérias-primas de fontes renováveis.
  • Cadeia de fornecimento responsável: Avaliamos e monitoramos os fornecedores nos aspectos econômicos, socioambientais e de ética, a fim de evitar e prevenir os impactos negativos na cadeia produtiva, criando um relacionamento mais sólido.
  • Novos negócios e parcerias: Buscamos novos modelos de negócios que geram valor para nossos clientes, frente aos desafios sociais, ambientais e econômicos. Prospectamos parceiros que  contribuem para o desenvolvimento sustentável em todas as suas esferas, prezando pela geração de impactos relevantes para a comunidade.

Conheça todas as ações e projetos da Fundação Sustentável!

Fique de olho

Veja mais