Fique de olho

Doce de leite Viçosa – relevante interesse cultural de Minas Gerais

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou no dia 17 de novembro de 2021, o Projeto de Lei que reconhece o doce de leite Viçosa como de relevante interesse cultural do Estado. De acordo com o Projeto de Lei, idealizado pelo Deputado Coronel Henrique, o doce impulsiona a região, incentiva toda a cadeia produtiva, principalmente a láctea, e aumenta o turismo regional. No início de 2022, a lei foi sancionada pelo atual governador do estado de Minas.

Para o Professor Rodrigo Gava, Diretor Presidente da Funarbe (fundação gestora do Laticínio Escola): “o reconhecimento do processo de fabricação do produto como Patrimônio Cultural Imaterial traz um orgulho imensurável para todos que estão envolvidos nessa cadeia produtiva. Além de reafirmar a importância de garantir a preservação da herança cultural, a conservação da memória e a valorização da identidade mineira”.

A dedicação diária dos colaboradores, a parceria com os mais de 180 produtores rurais e a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Viçosa, consolidaram a fórmula de sucesso da fabricação do Doce de Leite Tradicional Viçosa. Durante a sua história, os processos evoluíram e atingiram altos níveis de qualidade e excelência. Um conjunto de esforços inovadores da ciência para transformar um produto de origem artesanal em escala industrial mantendo o sabor. Os investimentos em tecnologia e pesquisas possibilitaram as dez premiações no evento mais respeitado do país, o Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL), organizado pela EPAMIG e Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

Todos esses fatores, associado ao jeito mineiro de sempre querer agradar, proporcionou que o doce de leite Tradicional Viçosa não seja somente uma sobremesa, mas um valioso presente! Virou tradição levar o Doce como uma lembrança para tantos lares do Brasil.

*Foi encaminhado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult – e ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha-MG – pedido de providências para a instauração do processo de registro do Doce de Leite Viçosa como patrimônio cultural imaterial do Estado no Iepha-MG, nos termos do Decreto 42505, de 2002, que institui as formas de Registros de Bens Culturais de Natureza Imaterial ou Intangível que constituem patrimônio cultural de Minas Gerais.