Fique de olho

Doce de leite Viçosa – relevante interesse cultural de Minas Gerais

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou no dia 17 de novembro de 2021, o Projeto de Lei que reconhece o doce de leite Viçosa como de relevante interesse cultural do Estado. De acordo com o Projeto de Lei, idealizado pelo Deputado Coronel Henrique, o doce impulsiona a região, incentiva toda a cadeia produtiva, principalmente a láctea, e aumenta o turismo regional. No início de 2022, a lei foi sancionada pelo atual governador do estado de Minas.

Para o Professor Rodrigo Gava, Diretor Presidente da Funarbe (fundação gestora do Laticínio Escola): “o reconhecimento do processo de fabricação do produto como Interesse Cultural do Estado traz um orgulho imensurável para todos que estão envolvidos nessa cadeia produtiva. Além de reafirmar a importância de garantir a preservação da herança cultural, a conservação da memória e a valorização da identidade mineira”.

A dedicação diária dos colaboradores, a parceria com os mais de 180 produtores rurais e a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Viçosa, consolidaram a fórmula de sucesso da fabricação do Doce de Leite Tradicional Viçosa. Durante a sua história, os processos evoluíram e atingiram altos níveis de qualidade e excelência. Um conjunto de esforços inovadores da ciência para transformar um produto de origem artesanal em escala industrial mantendo o sabor. Os investimentos em tecnologia e pesquisas possibilitaram as dez premiações no evento mais respeitado do país, o Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL), organizado pela EPAMIG e Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

Todos esses fatores, associado ao jeito mineiro de sempre querer agradar, proporcionou que o doce de leite Tradicional Viçosa não seja somente uma sobremesa, mas um valioso presente! Virou tradição levar o Doce como uma lembrança para tantos lares do Brasil.

*Foi encaminhado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult – e ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha-MG – pedido de providências para a instauração do processo de registro do Doce de Leite Viçosa como patrimônio cultural imaterial do Estado no Iepha-MG, nos termos do Decreto 42505, de 2002, que institui as formas de Registros de Bens Culturais de Natureza Imaterial ou Intangível que constituem patrimônio cultural de Minas Gerais.

Fique de olho

Veja mais