Fique de olho

Entenda a importância dos derivados do leite para a saúde

derivados do leite

O leite é um dos alimentos mais consumidos mundialmente e está na nossa alimentação desde o nosso nascimento. Seu valor nutricional é único e seus benefícios para a nossa saúde são indiscutíveis.

Além disso, o leite é matéria-prima para outros alimentos presentes na mesa do brasileiro. Manteiga, iogurte e queijo mussarela são nossos derivados queridinhos e vale a pena ressaltar que esses também possuem nutrientes fundamentais para a nossa saúde.

Confira um pouco mais sobre as propriedades e benefícios do consumo do leite e seus derivados. Boa Leitura!

Consumo do leite

O leite é um alimento super nutritivo e fornece uma série de nutrientes essenciais, tais como proteínas, carboidratos, lipídios e sais minerais, sendo o principal responsável pelo aporte de Cálcio para o nosso organismo.

O Cálcio está relacionado com a melhoria da densidade óssea, e consequentemente o consumo de leite e derivados pode auxiliar na prevenção de osteoporose e o risco de fraturas na vida adulta.

Além disso, existem estudos que demonstram uma relação entre o consumo de leite e seus derivados e a prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

Também é importante ressaltar que as proteínas presentes no leite são aliadas no controle de peso, pois contribuem com o aumento da saciedade e aumento da massa magra.

Isso demonstra a importância do consumo de leite no nosso dia a dia.

O leite também contém vitamina A excelente para proteção da visão e evita doenças de pele. Já as vitaminas do complexo B auxiliam na proteção da imunidade, evitam anemia e contribuem para o crescimento ósseo.

Iogurtes

O iogurte é um alimento proteico e contém probióticos, que favorecem a saúde intestinal. Além de ser um produto bastante consumido por pessoas que precisam de um  “empurrãozinho” para o bom funcionamento do intestino. Bem como o consumo de leites fermentados. 

A versão natural pode ser utilizada para fazer molhos de saladas. A linha de iogurtes dos Produtos Viçosa possui diversos sabores, confira mais aqui.

Manteiga e requeijão

Quem não gosta de um pãozinho de sal com manteiga no café da manhã? Irresistível, não é? A manteiga ajuda na absorção de vitaminas lipossolúveis, como por exemplo, a vitamina A, D e E. 

O requeijão é uma ótima opção para trazer aquela cremosidade à torrada, ao biscoito de água e sal ou ser usado como recheio na tapioca. Também pode ser o ingrediente especial em prato principais como molhos para massas, risotos e batata. Deu água na boca!

Queijos

O queijo mussarela é um derivado do leite que está em quase todas as nossas refeições, sendo bastante utilizado em lanches e no café da manhã.

Há também o queijo Minas Padrão e o queijo Minas Meia Cura. Eles são obtidos por meio de coagulação e fermentação do leite. São queijos maturados, de massa prensada e salgada.

Embora bastante parecidos na composição, o Queijo Minas Meia Cura possui uma consistência mais firme e seca, uma casca fina, uma coloração mais amarelada e um sabor mais marcante. 

Já o queijo Minas Padrão possui uma textura lisa e sem trincas, uma coloração branco creme, e um sabor suave. Os dois tipos combinam no acompanhamento de doces, vinhos e receitas.

Produtos Viçosa

Ao todo são mais de 25 mil litros de leite processados por dia em nosso laticínio para fazer os produtos Viçosa. Nossa atuação envolve cerca de 180 produtores rurais de Viçosa e região.

Em 2009, nosso leite pasteurizado Viçosa foi premiado como o “Melhor Leite da Região”. Ao todo, são mais de 40 anos trabalhando com matéria prima de qualidade.

Contamos com um portfólio com mais de 30 produtos de excelência. Conheça outros produtos lácteos e se precisar fale conosco.

Fique de olho

Veja mais