Fique de olho

Produção de leite: sustentabilidade e meio ambiente

A produção de leite e derivados é uma atividade importante para a economia de muitos países, estados e municípios. No entanto, essa atividade pode ter um impacto significativo no meio ambiente se não for conduzida com responsabilidade social. 

Além disso, buscar alternativas sustentáveis na produção de leite e derivados traz benefícios tanto para o meio ambiente como para a sociedade e para o produtor. Uma vez que ela diminui os custos, aumenta a geração de empregos e preserva os ambientes.

Quer saber mais sobre a nossa produção de leites e derivados? Então continue a leitura.

Sustentabilidade na produção de leite e derivados

Uma das melhores práticas para deixar a produção de leite e derivados mais sustentável, é a redução da quantidade de resíduos e poluentes gerados nas operações envolvidas no processo.

Isso pode ser feito por meio da implementação de técnicas de manejo de resíduos, como a compostagem, que transforma os resíduos orgânicos em um fertilizante rico em nutrientes para as plantas. Além disso, os produtores também podem reduzir o uso de produtos químicos, como fertilizantes e pesticidas, que podem contaminar o solo e a água. 

 

Outra prática importante é a conservação de água e energia. 

Nesse sentido,a produção de leite e derivados pode ser feita por meio de sistemas de irrigação, que utilizam a água de forma mais eficiente e reduzem o desperdício. 

Também é possível implementar, durante a produção, algumas medidas de conservação de energia, como o uso de sistemas de energia renovável, solar ou eólica.

Por fim, a gestão adequada dos resíduos é fundamental para uma produção sustentável de leite e derivados. Nesse sentido, os produtores podem adotar práticas de reciclagem. 

Enfim, como mencionado acima, a produção de leite e derivados pode, sim, ser realizada de forma sustentável, desde que os produtores adotem práticas adequadas de manejo de resíduos, conservação de água e energia, alimentação do gado e gestão de resíduos. 

Afinal de contas, essas práticas não apenas reduzem o impacto ambiental da produção de leite e derivados, mas também podem melhorar a eficiência e a rentabilidade da atividade.

Doce de Leite Viçosa e a nossa responsabilidade social

O Doce de Leite Viçosa é um produto tradicional, fabricado desde a década de 1980, em Viçosa, cidade da Zona da Mata mineira. O produto é considerado, por 10 vezes, o Melhor Doce de Leite do Brasil, pelo Concurso Nacional de Produtos Lácteos, o mais conceituado do país.

Além disso, em janeiro de 2022, o Doce de Leite Viçosa foi considerado como um produto de Relevante Interesse Cultural pelo governo do Estado de Minas Gerais (Lei N°24.033/22). 

Nesse sentido, nosso reconhecimento se estende à concretização do compromisso com a Segurança de Alimentos, por meio da Certificação FSSC 22000, uma norma reconhecida internacionalmente que confere a credibilidade de uma produção de Doce de Leite estruturada nos melhores padrões globais de segurança e sustentabilidade.

Isso porque a preservação do meio ambiente para nós é um compromisso. 

Constantemente realizamos ações socioambientais, mantendo nossos valores e objetivos interligados à busca por inovações que garantem a qualidade dos nossos produtos.

O nosso Laticínio Escola, por exemplo, é licenciado no órgão Ambiental Estadual, cumprindo as condicionantes de maneira rigorosa e dentro dos prazos estabelecidos.

Além disso, visando preservar o meio ambiente, nossa Unidade Industrial conta também com um sistema de tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos sólidos, controle de poluentes atmosféricos e uso consciente dos recursos hídricos. 

As águas provenientes do tratamento são parcialmente utilizadas em irrigação das áreas verdes, lavagem de veículos e na própria ETE.  Os resíduos sólidos são destinados para empresas licenciadas dando destino correto ao material. Em se tratando de resíduos recicláveis, realizamos coleta seletiva na unidade, incentivando os colaboradores quanto a sua importância, através de palestras periódicas com foco em educação ambiental.

Conheça mais sobre o Doce de Leite Viçosa, que tem um delicioso sabor caseiro!

 

Fique de olho

Veja mais