Fique de olho

O mercado do doce de leite no Brasil

 

O doce de leite é um produto que está presente na mesa de muitos brasileiros, principalmente, em Minas Gerais. Por isso, o mercado do doce de leite no Brasil é bastante popular e relevante. No entanto, grande parte da sua produção ainda é realizada em pequena escala industrial e, até mesmo, feita de forma artesanal.

Quer saber mais curiosidades sobre a produção e o mercado do doce de leite no Brasil? Continue a leitura!

O cenário do mercado brasileiro

Segundo o Comex Stat (sistema de consultas e extração de dados do comércio Brasileiro), o mercado do doce de leite no Brasil representa apenas 0,6% da produção de laticínios no país, mas a iguaria está ganhando cada vez mais espaço no cenário gastronômico nacional. Isso porque o país é um dos maiores produtores de leite do mundo, o que contribui para a disponibilidade de matéria-prima de qualidade para a produção do doce.

Atualmente, dois tipos de consumidores dominam o mercado do doce de leite: o cliente final, que compra o produto em mercados, feiras, padarias e outros locais; e o institucional, que representa o food service e a indústria de alimentos, sendo esta a maior parcela de compradores. Este segundo grupo é formado por redes de lanchonetes, sorveterias, confeitarias e atacadistas.

É possível encontrar uma grande variedade de produtos disponíveis para comercialização. Além das marcas grandes já popularizadas, o doce de leite também é muito produzido e difundido de forma artesanal, com diferentes sabores e texturas que agregam valor ao produto.

Além disso, o doce de leite é um produto fruto do investimento em inovação tecnológica e diversificação. No leque de versões dos Produtos Viçosa também é possível encontrar o doce de leite com adição de coco, café e cacau, ampliando as opções disponíveis e atendendo as demandas dos consumidores.

Minas Gerais é o maior produtor

De acordo com dados do Serviço de Inspeção Federal em 2020, a produção do doce de leite – seja de corte ou em pasta, tradicional ou com adição de outros ingredientes – se concentra na região Sudeste, com 62,1%, seguida pela região Sul, com 33,3%.

Minas Gerais é o estado que mais fabrica o doce de leite, sendo responsável por 58,1% da produção nacional, o que equivale a 38,4 mil toneladas ao ano. No mesmo ano de 2020, a produção do Doce de Leite Viçosa representou cerca de 55% a 60% do volume de tudo que é produzido no laticínio mineiro.

Mercado internacional

O doce de leite brasileito tem conquistado espaço em mercados internacionais. Sua qualidade e tradição contribuem para a aceitação no exterior. 

Os dados de exportação de doce de leite pelo Brasil apontam para um crescimento expressivo. De acordo com o Conex Stat (portal do Governo Federal com estatísticas sobre comércio exterior do Brasil), entre 2016 e 2021, as exportações do doce tiveram um salto de 441%.

Sua maior procura é em países com grandes comunidades de imigrantes brasileiros, como Estados Unidos, Portugal e Japão, além de diversos países da Europa, onde o doce de leite não é fabricado.

Gostou de saber algumas curiosidades sobre o mercado do doce de leite no Brasil e no exterior? Continue acompanhando as novidades dos Produtos Viçosa aqui e no Instagram

Fique de olho

Veja mais