Fique de olho

O doce de leite ao redor do mundo

O doce de leite é uma iguaria que tem a cara de Minas Gerais e até parece que foi inventado por algum mineiro, não é mesmo? Apesar de combinar com os tradicionais fogões à lenha do estado, a origem dessa delícia é incerta.

No entanto, sabemos que o doce de leite é apreciado no mundo inteiro, principalmente, na América Latina. Ele é tão amado que ganhou uma data em homenagem: no dia 11 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Doce de Leite. Você sabia?

Neste artigo vamos te contar algumas curiosidades sobre esse doce tão famoso pelo mundo inteiro. Continue a leitura!

 

Origem do doce de leite

O doce de leite tem tudo a ver com o Brasil, mas ninguém sabe ao certo onde ele foi feito pela primeira vez. Argentina, Uruguai, Paraguai e até nós brasileiros já reivindicamos a criação desse doce.

Na Argentina, existe uma lenda de que o doce de leite foi inventado por lá, em 1829. O doce teria sido o resultado do descuido de uma cozinheira que havia esquecido leite e açúcar no fogo.

No entanto, historiadores acreditam que a origem do doce de leite está ligada diretamente à expansão da produção de açúcar na Península Ibérica no século XV e no Brasil e América Central a partir de meados do século XVI. No início, o propósito da cocção de leite com açúcar era para a preservação e conservação do leite de vaca ou de cabra e outros produtos orgânicos. A receita foi se moldando com o passar do tempo, até chegar nos pontos do doce de leite (pastoso ou de corte) que saboreamos hoje.

 

Variações regionais

O doce de leite que conhecemos no Brasil possui inúmeras variações ao redor do mundo. Na América Latina e outros países de língua espanhola ele pode ser chamado de Dulce de Leche, Arequipe, Manjar, Manjar Blanco, ou Panelitas de Leche.

Além disso, no México ele ainda pode ser encontrado pelo nome de Cajeta, sendo associado às pequenas caixas de madeira em que ele é comercializado. Nas terras mexicanas o doce é feito com uma mistura de leite de vaca e cabra.

Já a sua versão na Europa, a Confiture de Lait é menos doce, geralmente aromatizada com nozes, avelãs ou chocolate, sendo muito comum na França.

 

Premiação e reconhecimento

Apesar de ser bastante famoso ao redor do mundo e ter outras variações, nós sabemos que existe um específico que deixa quem prova apaixonado! O Doce de Leite Viçosa é produzido há mais de 40 anos na Zona da Mata mineira e acumula prêmios e títulos pela sua qualidade técnica e sabor inigualável.

A versão Tradicional do doce é reconhecida pelo público e por especialistas como o melhor doce de leite do Brasil, sendo recordista do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, o mais conceituado do país. O Doce de Leite Viçosa venceu o concurso em dez ocasiões (2001, 2004, 2006, 2008, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016 e 2019) e está entre os três primeiros colocados desde o ano de 2000, quando concorreu pela primeira vez.

O Doce de Leite Viçosa possui um padrão de qualidade que eleva a tradição mineira. Recentemente, o Estado de Minas Gerais instituiu Viçosa como a Capital Estadual do Doce de Leite. A Lei Nº 24.318  concede este título à nossa cidade, fortalecendo o nosso compromisso de sempre oferecer o melhor doce de leite do mundo.

Além disso, em janeiro de 2022, o processo de fabricação do doce foi considerado como Relevante Interesse Cultural de Minas Gerais (Lei Nº 24.033/22). Ainda em 2022, o reconhecimento nacional da qualidade do doce de leite Viçosa se estende à concretização do compromisso com a Segurança de Alimentos, por meio da Certificação FSSC 22000, uma norma reconhecida internacionalmente que confere a credibilidade de uma produção de Doce de Leite estruturada nos melhores padrões globais de Segurança de Alimentos! Conheça mais sobre a linha de produtos do Doce de Leite Viçosa!

Fique de olho

Veja mais