Fique de olho

Doce de leite Viçosa: como é o processo da fabricação?

doce de leite viçosa

Um dos termos mais pesquisados quando se fala em doce de leite é sobre como é o processo de sua fabricação. Por isso, vamos desvendar esse mistério mostrando como é feito o doce de leite Viçosa.

De antemão, nosso objetivo é responder às principais dúvidas sobre o modo de fazer o doce de leite que já virou marca registrada de Minas Gerais. 

E não é à toa que ele é considerado a sobremesa favorita dos mineiros e de quem visita o Estado. Leite, açúcar, bicarbonato de sódio e sorbato de potássio. Quem diria que essa combinação simples e perfeita faria tanto sucesso há mais de 30 anos? 

É sobre isso que vamos falar a seguir. Continue a leitura para entender melhor como fazemos o nosso tradicional doce de leite.

Onde é feito o doce de leite Viçosa?

O Doce de leite Viçosa é produzido pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe),  localizado dentro do campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na cidade de Viçosa – MG.

Como é feito o doce de leite Viçosa?

O processo de fabricação do doce de leite Viçosa começa com a chegada do leite à sede da indústria, captado nas fazendas dos Produtores Rurais da região. Antes de acessar a fábrica, os caminhões são higienizados em um lavador para, posteriormente, poderem descarregar a principal matéria-prima.

Logo após o processo de higienização, passam pela balança para pesagem do veículo. Na sequência, é verificado o volume de leite do caminhão. Ainda nesta parte de conferência, a equipe da plataforma de recepção coleta amostras de leite, enviando-as para análise no laboratório da fábrica.

Depois de aprovado, o leite é descarregado nos tanques de estocagem e se mantém resfriado enquanto aguarda o início do processo de fabricação.

Como é o processo de fabricação?

Em seguida, é feita uma mistura do leite com o açúcar, posteriormente vai sendo misturado com os demais ingredientes da receita, e fica em processo de cozimento até atingir a consistência ideal. 

Confira como a tecnologia avançada ajuda no processo de automação e, consequentemente, auxilia na produção do doce de leite.

Tecnologia auxilia o processo de fabricação do doce de leite

Com o passar do tempo, a empresa viu a necessidade de investir em tecnologia para alavancar o processo de fabricação. Dessa forma, a automatização foi útil para auxiliar a equipe.

Toda a receita do doce de leite é dosada por um painel de comando, sendo possível controlar o envio dos ingredientes para os tachos.

Após o processo de produção, ocorre o envase do produto. Ou seja, o doce de leite é colocado nas latas para chegar aos consumidores.

Mesmo com a automação, a equipe de produção garante que a qualidade é a mesma há mais de 30 anos. A modernização dos equipamentos e a automação dos processos facilitam a execução das atividades  para os colaboradores.

O doce de leite é testado antes de ir para o mercado?

Sim, o doce de leite passa por análises físico-química, microbiológica e sensorial no laboratório da própria empresa e somente é liberado para a venda aos consumidores após a aprovação.

Nesta etapa, analisa-se a textura, a consistência e sabor, determinando-se a característica final do produto.

Por que se chama doce de leite?

Porque é um produto alimentar obtido da cozedura do leite com açúcar, até obter uma consistência desejada.

Para não perder a essência nesses mais de 30 anos de existência, o segredo dos Produtos Viçosa é fazer o doce de forma simples. Porém, com muita atenção a todas as etapas.

Premiação e reconhecimento

Vale reforçar que o Doce de Leite Viçosa é um produto tradicional, fabricado desde a década de 1980, em Viçosa, cidade da Zona da Mata mineira.

O produto mineiro é considerado o Melhor Doce de Leite do Brasil, pelo Concurso Nacional de Produtos Lácteos, o mais conceituado do país.

Em janeiro de 2022, o Doce de Leite Viçosa foi considerado como de Relevante Interesse Cultural pelo governo do Estado de Minas Gerais (Lei N°24.033/22). 

Ainda em 2022, o reconhecimento nacional da qualidade do doce de leite Viçosa se estende à concretização do compromisso com a Segurança de Alimentos, por meio da Certificação FSSC 22000, uma norma reconhecida internacionalmente que confere a credibilidade de uma produção de Doce de Leite estruturada nos melhores padrões globais de Segurança de Alimentos!

Conheça mais sobre a linha de produtos do Doce de Leite Viçosa, que tem o delicioso sabor caseiro!

Fique de olho

Veja mais