Fique de olho

Agora é oficial: Viçosa é Capital do Doce de Leite

Depois de ganhar relevância no cenário nacional, agora Viçosa é, oficialmente, a Capital Estadual do Doce de Leite. O título foi concedido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no último dia 09 de maio.

A Lei Nº 24.318 concede este título à nossa cidade e reforça o compromisso dos Produtos Viçosa de sempre oferecer o melhor doce de leite, com alto nível de qualidade e excelência. 

O projeto de Lei foi idealizado pelo  Deputado Estadual Coronel Henrique. De acordo com ele, a concessão do título à Viçosa “significa o reconhecimento dessa notoriedade, bem como a afirmação dessa imagem perante Minas Gerais e o Brasil, além do incremento do turismo gastronômico e do desenvolvimento socioeconômico do município”.

 

Interesse Cultural de Minas Gerais

O  processo de fabricação do Doce de Leite Tradicional também foi reconhecido a nível estadual como de Relevante Interesse Cultural de Minas Gerais. O projeto de lei, também de autoria do deputado Coronel Henrique, foi votado sob a justificativa do “doce impulsionar a região, incentivar toda a cadeia produtiva, principalmente a láctea e aumentar o turismo regional”.

De fato, os Produtos Viçosa movimentam a economia local e regional. Ao todo, contamos com a parceria de cerca de 180 produtores rurais, mais de 90 funcionários diretos e a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Viçosa.

O reconhecimento do nosso produto, que levou a concessão do título de Capital do Doce de Leite à nossa cidade e como Relevante Interesse Cultural de Minas Gerais, é fundamental para a preservação da memória e da herança cultural que carregamos ao longo desses 40 anos e ainda é capaz de valorizar a identidade mineira.

 

Nossa trajetória

O Doce de Leite Viçosa foi lançado no mercado local em 1988, antes disso ele era fabricado apenas para o consumo interno na UFV. Inicialmente, ele era denominado como “Doce de Leite em Pasta Funarbe” e em 1992 aderimos a marca “Viçosa”, para reforçar a identidade e valores culturais de nossa terra.

Desde então, foram feitos constantes investimentos em tecnologias e pesquisas para aprimorar, cada vez mais, a qualidade dos produtos ofertados. O resultado dessas evoluções têm rendido diversos reconhecimentos acumulados ao longo dos anos.

 

Nossos prêmios

O Doce de Leite Viçosa é reconhecido pelo público e por especialistas como o melhor doce de leite do Brasil. Desde o ano de 2000, quando participamos pela primeira vez do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, estamos sempre entre os melhores colocados, e nos tornamos recordistas, sendo premiados em 10 edições (2001, 2004, 2006, 2008, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016 e 2019).

Além disso, também recebemos condecorações na Frente Gastronomia Mineira e Instituto Eduardo Frieiro, em 2016 e 2017.

Temos orgulho em traçar uma história de sucesso e buscamos sempre trabalhar em prol da valorização de Viçosa e do estado de Minas Gerais. Para nós é uma honra e um prazer levar o gostinho e a tradição mineira por aí. E você, quer fazer parte dessa história?

Fique de olho

Veja mais